segunda-feira, 28 de maio de 2012

Colaborei com a APF na realização da mais recente folha de dados do projecto Countdown 2015 Europe: Participação Política de Mulheres em Portugal: um contributo para o debate dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

Aceitei o desafio da APF para efectuar o percurso pelos mais recentes dados e abordagens sobre a participação e representação política das mulheres em  foruns  nacionais e internacionais. Uma abordagem que se cruza, inevitavelmente, com o debate em sede de ONU, Comissão Europeia, Conselho da Europa, Conselho Europeu, CPLP, entre outros, e aqui, sobretudo, no contexto do contributo de Portugal para o alcançar dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), se entrecruzarem com áreas cruciais de desenvolvimento e direitos humanos, como a Educação, Saúde, incluindo a Saúde Reprodutiva, a Igualdade de Género e a Cooperação.

Este é um documento cuja leitura é proposta na altura em que se esperam decisões importantes e coerências reforçadas “entendemos que é essencial que documentos e estratégias no âmbito da cooperação e educação para o desenvolvimento de âmbito bi e multi-lateral reflictam não apenas os compromissos assumidos pelos países e entidades parceiras, mas também evidenciem os avanços que Portugal assume nesta matéria, o que será crucial para o compromisso de todos os ODM, mesmo para lá de 2015”.

É entendido que a
Participação Política de Mulheres em Portugal: um contributo para o debate dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio é um alerta para a importância de não recuar nos ganhos alcançados no âmbito das politicas públicas e posicionamento de Portugal  perante os compromissos assumidos na EU, na CPLP e Nações Unidas.

Para além da igualdade de género ser um direitos humanos, é certo que potencia a economia e conduz a sociedades mais justas e mais solidárias”!