quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ATENÇÃO - Alteração do local: One Billion Rising | Lisbon V-Day | Estação do Rossio, 14 de Fevereiro, 18h30

 

Devido às más condições climatéricas, amanhã o evento será realizado no átrio da Estação Ferroviária do Rossio, 18h30.


 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

MIL MILHÕES PELA JUSTIÇA - PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


 


MIL MILHÕES PELA JUSTIÇA 
PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

"Uma em cada três mulheres do planeta é violada ou espancada durante a vida. Isto representa mil milhões de mulheres violadas ou espancadas. Mil milhões de filhas, mães, avós, irmãs e amigas.

Mil milhões de mulheres e aqueles que as amam vão levantar-se, sair, dançar e exigir um fim para esta violência.

Venha dançar connosco pelo fim da violência contra as mulheres de todo o mundo."

A organização portuguesa do “V-day”, um movimento global pelo fim da violência contra mulheres, convida todos os interessados para participarem, em Lisboa no Largo do Carmo, no dia 14 de fevereiro de 2014, pelas 18h30, na edição deste ano da campanha global “One Billion Rising for Justice”, o “Lisbon V-day”.

O “V-day” tem como principal objectivo promover a consciencialização da população mundial para as organizações contra a violência existentes, revitalizando-as e angariando-lhes alguns fundos. O “V-day” defende especialmente o fim da violência contra mulheres, incluindo violações, espancamentos, incestos, mutilações genitais e escravidão sexual.

A ideia do “V-day” surgiu depois de Eve Ensler, conhecida dramaturga natural dos Estados Unidos da América e autora, entre outros, do livro “Os Monólogos da Vagina”, ter visitado uma comunidade na República Democrática do Congo, onde as mulheres, altamente vulneráveis à violência, curavam as suas feridas através da dança.

Vi o poder da dança e comecei a pensar o que seria se mil milhões de mulheres, e todos os homens que as amam, dançassem no mesmo dia, em todo o planeta”, explicou Eve Ensler, numa conferência de imprensa em que estiveram presentes jornalistas de todo o mundo.
O “V-day” surgiu, assim, em 2013, propondo que um número igual ou superior a mil milhões de mulheres e homens se juntassem, em todo o mundo, dançando pelo fim da violência contra mulheres. A iniciativa foi um sucesso e contou com a participação de cerca de 205 países.
Para este ano, o objetivo é, no dia 14 de fevereiro de 2014, no Largo do Carmo às 18h30, repetir e maximizar o protesto. Para isso, foram constituídas equipas que estão encarregues de organizar, em vários países diferentes, a edição deste ano do V-day.

Em Portugal, o “Lisbon V-day” conta com a coorganização da Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio dos eurodeputados Ana Gomes e Rui Tavares, das deputadas Isabel Moreira e Ana Drago, da Comissao para a Cidadania e Igualdade de Genero (CIG) e de associações tais como: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV),
Amnistia Internacional, Associacao Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ),
União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR),
Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV),
ILGA Portugal e
o Chapito.

Para mais informações sobre a campanha global, visite:


Para mais informações sobre o “Lisbon V-day”, visite: