sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Será que é desta que haverá quotas para as mulheres no Estado e empresas públicas?!

Actualmente, a percentagem mulheres nos altos cargos de gestão em França é de apenas 9,7%. Dirigir grandes empresas naquele país continua a ser uma tarefa de homem. Contudo, o panorama empresarial pode mudar.

De facto, ontem o i referia que “a França quer forçar empresas a ter mulheres no topo”, que “os deputados franceses querem que 40% dos cargos de administração sejam para mulheres”.

Em Portugal, essa percentagem ainda é menor (há 3%) e, por isso, questionei-me imediatamente quando teríamos a mesma medida no nosso país?!

Hoje fiquei muito animada quando vi na mesma fonte (i) que o Estado português e as empresas públicas vão ter quotas para as mulheres. Refere que a Lei da Paridade, já implementada no contexto político, vai ser alargada à titularidade de cargos de gestão e decisão na função pública, e nos conselhos de administração das empresas tuteladas pelo Estado.

Concretamente, o grupo parlamentar do PS prepara-se para apresentar um projecto-lei que estabelece como limite mínimo a existência de 33% de mulheres (um terço) em cargos de chefia na administração central (directores-gerais ou equivalentes) e nos conselhos de administração das empresas públicas, tal como já existe no contexto política.

Será que é desta?!

Ver as notícias aqui

http://www.ionline.pt/conteudo/42934-franca-quer-forcar-empresas-ter-mulheres-no-topo

http://www.ionline.pt/conteudo/43147-estado-e-empresas-publicas-vao-ter-quotas-as-mulheres


PS - Rosa, já vi que também ficaste feliz.
Sim, também acho que mais vale os 33% do que os miseráveis existentes 3% :o)!

Sem comentários: