quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Obra de arte para recordar o que foi feito e o que ainda há por fazer!

De acordo com o Jornal Público, apesar da chuva que caía intensamente hoje à hora do almoço, ainda se reuniram cerca de 40 pessoas feministas no alto do Parque Eduardo VII, para assinalar os 35 anos da manifestação feminista então convocada pelo Movimento de Libertação das Mulheres (MLM).

Naquela altura, no panfleto que distribuiu para convocar a concentração, o MLM afirmava querer “denunciar publicamente as várias formas de que se reveste a opressão da mulher em Portugal”, queimando, numa fogueira, objectos que simbolizassem essa subjugação. Uma noiva queimaria a flor de laranjeira, a dona de casa queimaria o avental e uma vamp queimaria o biquíni.

Contudo, como revelou ao Público Maria Teresa Horta (também presente na acção), o que acabou por se acender foram os ânimos de 2.000 homens que ali se deslocaram, insultando e agredindo as activistas, com pontapés, empurrões, bofetadas e apalpões, etc.. acabando por ser obrigadas a fugir, algumas delas com filh@s pelas mãos.

É inegável, que, desde essa altura, são enormes as mudanças registadas no sentido da igualdade de género. Umas das diferenças que se verificam entre as duas acções é bastante reveladora disso, que é o facto desta última já ter sido apoiada por alguns homens. São, na sua maioria, activistas de movimentos pela igualdade de direitos, como é o caso do antropólogo e deputado Miguel Vale de Almeida.

A UMAR pretende agora instalar uma obra de arte que marque o local, como uma referência do movimento feminista português, dando, assim, a visibilidade merecida à acção destas mulheres que lutaram pela igualdade.

Nunca é demais referir que ser feminista não é o oposto de ser sexista, ser feminista é lutar por uma sociedade mais igualitária, mais justa para todos e todas. O feminismo nunca matou ninguém, o sexismo mata todos os dias! Os vários comentários à notícia do Público mostram bem o enorme trabalho que ainda há a fazer.
Ver notícia aqui:

http://www.publico.clix.pt/Pol%C3%ADtica/feministas-querem-obra-de-arte-no-parque-eduardo-vii-para-recordar-manifestacao_1417677

1 comentário:

Maria Helena Santos disse...

Acabei de ler o blog no Minoria Relativa q actualiza as notícias sb esta acção. Vale a pena ver:
http://minoriarelativa.blogspot.com/