sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Um passo no sentido da igualdade e muitos outros no sentido da desigualdade!

De acordo com o i (http://www.ionline.pt/conteudo/40846-miudas-nuas-e-vinho-tinto), amanhã vai ser inaugurada uma exposição designada "Sangue & Corpo Di Vino - Vinho a Nu" no Museu do Vinho da Bairrada.

Sendo, desde logo óbvio que não será o vinho que vai aparecer nu na exposição, poder-se-ia pensar que será um belo homem, em alusão ao “Di Vino”. Mas não, também não!

Alguém adivinha quem é que aparece?

Pois é, nada de novo!

A exposição é composta por 16 fotografias a cores e a preto e branco, do jovem fotógrafo Diogo Moreira, nas quais uma mulher (é claro!) posa entre rolhas de cortiça, barris de vinho e pilhas de garrafas, tal como veio ao mundo!

E assim continua o nosso país.... Se é verdade que hoje foi dado um passo no sentido da igualdade e da democracia, não é menos verdade que muitos passos continuam por ser dados.

Por isso, a luta tem de continuar!


3 comentários:

Patrícia Câmara Pestana disse...

No entanto, foi dada uma grande projecção ao evento por todas as estações de televisão!!! A questão é que o público em geral não consegue ver a questão para a além da questão!!

Maria Helena Santos disse...

Exactamente! É uma questão simbólica Patrícia. A ideologia de género influencia toda a sociedade e, neste caso, desde o fotógrafo à modelo, que nem sequer se questionam sobre a questão! Ainda há muito a fazer com vista a despertar as consciências para o problema.

Anónimo disse...

pois e o pior de tudo é que aquela estética é de calendário-de-oficina-de-automóveis....como é possivel estarem a destruir um projecto (de 2003) que começou com a esculturas da Fernanda Fragateiro, fotos do Duarte Belo e filmes do Rui Xavier? lembram-se de um txt excelente do Mega Ferreira (na Visao) e do Prado Coelho (noPublico)sobre esse começo fulgurante?
Devem estar todos bebedos naquele museu...