quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O sexo e o sexismo na publicidade ainda vendem!

É, claramente, este o raciocínio dos estudiosos do consumo ou de marketing, pelo menos quando é orientado para o consumidor masculino!


Pelo que aprendi, o objectivo da publicidade é que a mensagem seja facilmente perceptível pelas pessoas, em geral.


Contudo, pelo menos, no meu caso, admito, são cada vez mais as vezes em que fico sem perceber muito bem qual o objectivo da mensagem.


Por exemplo, se nesta foto diz q é “SÓ PUXAR”. Quem é que lhe vem à mente: uma mulher ou um homem?

Agora, pergunto:


- será que o sexismo é a única coisa que devem ter em conta quando criam um este tipo de publicidade?


- não deviam antes pensar em acabar com o sexismo e em promover uma maior igualdade de género? Não deviam antes servir de motor de mudança para uma sociedade melhor?

3 comentários:

oanormal disse...

Acho que depende da cabeça das pessoas... quem quer ver mal em tudo até o vê numa imagem dum anjo numa igreja. Eu entendo que é só puxar pela capsula e automaticamente se fica com a cerveja na mão pronta a beber... sem despir a moça. Se a Maria Helena vê a moça nua a vender sexo em vez de cerveja não sou eu quem a irá julgar por isso.

Vamos deixar de embarcar nestas tretas e vamos deixar as pessoas pensarem por elas... as nossas ideias não etm que ser melhores que as dos outros.

Ana Martins disse...

E porquê? PORQUÊ USAR O SEXO FEMININO COMO ATRACTIVO?
Nós não somos objectos nem bens de consumo! Nós temos que ser vistas para além do decote, das pernas e dos bolsos de trás das calças de ganga... Nós somos mais do que isso!

Não é uma questão de ideais melhores ou piores. É uma questão de sensatez. Quantos homens despidos ou semi encontramos em spots comerciais? NENHUNS. E porquê? E porque é que um anúncio de cerveja apenas se dirige a homens? As mulheres ainda não conquistaram o direito de a consumir?

POR AMOR DE DEUS, VAMOS SER RACIONAIS.

Maria Helena Santos disse...

Obrigada Ana,
oanormal, tal como eu sugeri no meu post, por trás dos spots publicitários há estudiosos que sabem muito bem como pensa o grupo-alvo!
Um dos grandes erros da campanha, como diz a Ana, foi focar apenas os homens e descartar as mulheres. Elas também consomem e representam 52% da população. Se o seu objectivo é vender, não deviam esquecer este facto!
Além disso, estamos no século XIX, em que a sociedade começa a estar mais a alerta para determinadas discriminações, parece-me, mais uma vez, pouco inteligente da sua parte só fazerem spots direccionados aos homens. A mim, fez-me lembrar spots dos anos 60, ou pior, porque não se limitam apenas a tratar as mulheres como objectos de desejo, mas também como criadas ao serviço dos homens. Há, frequentemente, uma hierarquia estampada nos spots, em que os homens são servidos pelas mulheres.
Não me incomoda o uso do corpo e do desejo. Enquanto pessoa que estuda as questões de género e que luta para que haja igualdade entre homens e mulheres, dar-me-ei por realizada quando o uso do corpo do homem for igual ao uso do corpo de mulher.