segunda-feira, 22 de março de 2010

Duas candidatas à Presidência no Brasil!

A economista e ministra Dilma Rousseff é uma das candidatas à Presidência da República.

Dilma considera que o Brasil está preparado para ter uma mulher presidente e que as mulheres, em geral, também estão preparadas para isso. A ministra admite conhecer os desafios que tem pela frente. Um eles é conquistar o voto das mulheres brasileiras.

Conhecida pelo temperamento forte, chegou a dizer que era a única “durona no meio de homens fofos”, em referência aos colegas de governo.

A última pesquisa divulgada (da CNI/Ibope) mostra que a chefe da Casa Civil está a 12 pontos percentuais do seu adversário nas urnas, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), no conjunto das eleitoras. Este tem 37% das intenções de voto enquanto que Dilma tem 25%. Por isso, na sua campanha estão previstas acções para agradar às brasileiras e tirar, de uma vez por todas, a imagem de “durona” da ministra.

Para além de Dilma Rousseff, a senadora Marina Silva (PV-AC) também é candidata à Presidência. O Brasil tem, assim, duas candidatas ao cargo mais importante.

Mulheres pela América - Algumas políticas que chegaram à Presidência de seus países


Tradicionalmente, as mulheres candidatas herdaram votos de homens, sobretudo dos maridos. Na América Latina, 10 mulheres já ocuparam o cargo de presidenta, 7 foram eleitas, sendo que 5 tiveram o apoio dos “padrinhos”, 3 ocuparam a Presidência interinamente.


Maria Estela Martinez de Peron (Argentina) - tornou-se presidente depois da morte do marido, Juan Domingo Perón, em 1974.

Violeta Chamorro (Nicarágua)
- Entrou na política depois do assassinato do seu marido, Pedro Joaquin Chamorro, opositor ao governo ditatorial de Anastásio Somoza. Foi eleita presidente em 1990, derrotando os sandinistas liderados por Daniel Ortega. Ficou no poder durante 7 anos.

Lídia Gueiler Tejada (Bolívia) - Em 1979, a presidenta da Câmara dos Deputados e liderança feminista, Lidia Gueiler Tejada foi designada chefe de Estado pelo Congresso, para substituir o coronel Alberto Natusch, que tinha sido derrubado Wálter Guevara Arce com um golpe de Estado. Governou 8 meses. Sofreu uma tentativa de assassinato e, com outro golpe de Estado, foi deposta pelo general Luis García Meza, que a mandou para o exílio.

Mireya Moscso (Panamá) - Viúva de Arnulfo Arias, presidente por três mandatos, foi eleita em 1999 pelo Partido Arnulfista.

Laura Chinchilla (Costa Rica) - A cientista política foi vice-presidente e ministra da Justiça antes de ocupar a Presidência este ano. É conhecida pela postura conservadora em questões como a legalização do aborto.

Michelle Bachelet (Chile) - Foi a primeira mulher eleita presidente na América do Sul e cumpriu o mandato até o início deste ano.

Cristina Kirchner (Argentina) - Cristina Kirchner, advogada, senadora, e mulher do ex-presidente e deputado Néstor Kirchner, foi eleita em 2007.

Ver notícia completa aqui:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/03/22/politica,i=181196/PRE+CANDIDATA+A+PRESIDENCIA+DILMA+ROUSSEFF+TEM+O+DESAFIO+DE+CONQUISTAR+O+VOTO+DAS+MULHERES.shtml

Sem comentários: