sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quem tem Medo dos Feminismos?



Actas do Congresso Feminista 2008 à venda na FNAC e na Livraria Esperança, na UMAR (em Lisboa e no Porto) e através do e-mail main@novadelphi.com



Aqui fica a cara do 1º volume ;o)

6 comentários:

Anónimo disse...

Quando penso em feminismos vem -me logo à cabeça o que une e o que desune as mulheres.Certamente as ideologias politicas e a partidarização( tipo discurso politico de esquerda ou direita) vai à partida dividir as mulheres. As religiões ( ser crente ou não crente), determinadas questões culturais ( ou determinados culturas) e a questão do aborto também.
Penso que o que ainda poderá unir as mulheres de todo o mundo seja uma certa sensibilidade feminina ( ligada à paz , ao consenso , ao diálogo como forma de resolução de conflitos) e os direitos humanos fundamentais.

Um abraço,
Madalena

Anónimo disse...

Penso que as questões ligadas à maternidade e aos filh@s ( ou a uma certa sensibilidade maternal associadas à compreenção, à protecção, aos cuidados mais basicos com os seres vivos e com a natureza em geral: com as crianças , idosos, animais, até com as plantas) ainda estão e irão estar muito associadas às mulheres , mas tb cada vez mais aos homens.

Madalena

Nan disse...

Vem mesmo a calhar! Lê esta pérola e ficas logo com uma boa resposta (http://www.reflexoesmasculinas.com.br/2010/09/como-seria-um-mundo-habitado-apenas-por.html), isto se conseguires ler aquilo sem vomitar. Eu tive dificuldade!

Maria Helena Santos disse...

Madalena,
Julgo que isso acontece por duas razões: porque geralmente associamos os feminismos só às mulheres, quando sabemos que também há homens feministas (e que, portanto, lutam pela igualdade de género) e depois porque se pensa nas mulheres como uma categoria homogénea e não como individuo, singular.

Maria Helena Santos disse...

Nan, isto é pura resistência. Infelizmente, isto acontece, pq ainda há gente que vê este problema como uma guerra entre os sexos, quando o que se procura simplesmente que haja igualdade entre as pessoas quer ao nível dos direitos, quer dos deveres.

Anónimo disse...

Nan,
já li o link. É surreal, para além disso não corresponde à verdade , porque as mulheres trabalham mais ( ganhando menos) e tb exercem trabalhos pesados( vê trabalho fabril).Ah! a grande maioria do trabalho não remunerado( doméstico, cuidados com crianças, idosos e animais ) é realizado por mulheres.

Um Abraço,
Madalena

Maria Helena Santos,

É dificil contabilizar, mas conheço imensos homens feministas e imensas mulheres machistas( isto falando na realidade portuguesa).
O ideal , de facto, é a igualdade entre géneros, muito embora nunca tenha existido.Acho dificil, mas não impossivel. Só será exequivel com mudanças reais nos sistemas patriarcal: Estado, Universidades, religiões, familia, empresas,etc.

Um abraço,
Madalena