segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

"Elas acham que não é feminismo, mas é"!

Hoje temos duas sugestões de leitura.

Uma excelente entrevista, de São José Almeida no Jornal Público de hoje, a Manuela Tavares, fundadora da UMAR:“(...) a consciência feminista vai crescendo entre as jovens
. Elas acham que não é feminismo, mas é. É a consciência dos seus direitos e das discriminações”. Esta é uma das conclusões de Manuela Tavares.

A entrevista é realizada a propósito do livro “Feminismos: percursos e desafios”, resultante da sua tese de doutoramento, finalizada em 2008, que pode ler aqui: FEMINISMOS EM PORTUGAL (1947-2007).

Se optar pelo livro, este será lançado a 15 de Março, às 18h30, na Livraria Ler Devagar, em Lisboa, pela historiadora Irene Pimentel e pela socióloga Anália Torres (que, juntamente com Anne Cova, orientou a tese).

“O chavão de que não há feminismo em Portugal e o mito de que o feminismo é radical e contra os homens foram ambos desconstruídos por Manuela Tavares. Feminismos mostra os caminhos do futuro do feminismo e sistematiza pela primeira vez 60 anos de história de Portugal contada pelo lado que não costuma ser tido em conta.”

Sem comentários: