sexta-feira, 27 de maio de 2011

Andar para trás? Não, obrigada!

Em declarações à Rádio Renascença ontem o líder do PSD, o Dr. Pedro Passos Coelho que quer reavaliar lei do aborto e admitiu novo referendo. Considera que a lei, aprovada pelo Parlamento, e com a qual concordou, pode “ter ido um pouco longe demais” e tem de ser reavaliada, não excluindo a possibilidade de realização de um novo referendo sobre a matéria!

Pois eu tenho a opinião contrária Dr. Passos Coelho, eu acho que nós esperamos foi tempo demais por esta lei! Portugal foi um país que até ao séc. XXI (precisamente, 2007) obrigava as mulheres a colocar a sua vida em perigo, persegui-as e chegou mesmo a condenar algumas com vários anos de prisão!

Com esta lei, demos um enorme passo à frente no que diz respeito aos direitos humanos e aos direitos das mulheres e, obviamente, as suas declarações foram acolhidas com grande indignação tanto pelas pessoas que votaram SIM ao aborto, como pelas pessoas que lutaram para isso durante mais de três décadas!

Veja, por exemplo,

Sugestão de Passos Coelho põe em causa luta de três décadas das mulheres portuguesas - UMAR

UMAR contra proposta de Passos Coelho sobre lei do aborto

De facto, organizações, como a UMAR, tiveram um papel fundamental ao longo de todos estes anos, trabalhando pelo direito à dignidade das mulheres e por um direito de escolha que antes lhes era negado no nosso país. E esse direito foi legitimado pelo referendo de 2007. Por isso, há que respeitar a vontade das pessoas!

A dirigente da UMAR, Manuela Tavares, considerou um absurdo que o debate sobre o aborto surja nesta campanha, é “triste que um líder político à busca de votos” procure “agradar nas áreas mais conservadoras e retrógradas”! É uma contradição!

Também a Associação para o Planeamento da Família (APF) rejeita a reavaliação da lei do aborto, lembrando que lei do aborto tem sido sempre avaliada desde que entrou em vigência há quatro anos. Duarte Vilar, da APF, referiu que, ao contrário do que afirmou o Dr. Passos Coelho, a “lei tem sido objecto de avaliações várias: todas as IVG estão registadas, a Direcção-Geral de Saúde tem feito relatórios semestrais e anuais sobre a IVG, tem havido inspecções aos serviços de IVG feitas pela Inspecção-Geral da Saúde e têm ocorrido encontros anuais de profissionais envolvidos nos serviços de IVG de todo o país”.

Segundo Manuela Tavares, o número de abortos tem diminuído. Por isso, este facto já é uma vitória para a lei, para as mulheres e para o país! Mas nada melhor do que ouvir a Própria Professora Manuela Tavares:

1 comentário:

joao disse...

feministas o caralho!
lugar de mulher é no fogão e no tanque e na cama agradando o maridão.
mulher é soh um mero reservatorio de gala!

cumpram seu papel social... e vão se fuder, e que não seja gostoso.