sexta-feira, 1 de junho de 2012

Convite para o Lançamento de um Livro “Do Défice de Cidadania à Paridade Política: Testemunhos de deputadas e deputados”.


"A política é um «mundo de homens». Perante esta realidade pouco democrática, têm sido adoptadas medidas de acção positiva para promover a representação das mulheres, como a Lei da Paridade, promulgada em 2006 em Portugal, mas não sem fortes controvérsias.
Qual será a razão destas controvérsias? Por que se questiona o «mérito» das mulheres? Serão as mulheres percebidas como uma ameaça ao sistema?
Estas são algumas das questões a que o livro procura responder, começando por contextualizar a origem e a persistência do défice de género na política. Em seguida, apresentam-se 18 testemunhos de deputadas/os. Após efectuar a reconstrução do seu percurso para a política e expor as suas opiniões sobre estas questões, são identificados os factores críticos da vida pessoal e partidária que estão ligados à ascensão das mulheres, em particular.
Para além de colmatar uma lacuna existente no conhecimento científico neste âmbito, este livro constitui um instrumento útil para estudantes e investigadoras/es de vários domínios científicos, interessadas/os nas questões relacionadas com o acesso das mulheres à esfera da decisão."

2 comentários:

Anónimo disse...

A "Marcha das Vadias", comentada, através de um conto, baseado em fatos reais, pelo ângulo masculino de quem foi nela, pelos motivos errados: obrigadopelavisita.blogspot.com

Lucas disse...

A política é um mundo de homens porque as mulheres ESCOLHEM não seguir trabalho político.

Mais uma vez, as feministas não sabem o que as mulheres querem.