segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Chega-nos um bom exemplo do Brasil: Feminismos na TV

A equipa de jornalismo da TV USP (Universidade de São Paulo, Brasil) produziu um Programa de Reportagem Especial Feminismo que engloba 3 vídeos (colocados mais em baixo) e a Gabriella Feola, que faz parte da equipa, fez-mos chegar. Obrigada Gabriella!

Gostei muito deste trabalho, por isso, partilho-o aqui convosco. É uma excelente aula sobre feminismos que “derruba alguns mitos sobre o tema e faz repensar o machismo que ainda existe na sociedade”.


No 1º vídeo - PGM Especial Feminismo - Parte 1- num passeio pela Rua Augusta (São Paulo), a escritora e blogueira Clara Averbuck revela as atitudes machistas do dia-a-dia que, muitas vezes, passam despercebidas.


No 2º vídeo - PGM Especial Feminismo - Parte 2 - a Profª Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, faz um percurso pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, para explicar onde estiveram as mulheres artistas a partir do século XIX e a postura que algumas assumiram do modernismo à actualidade. 


No 3º vídeo - PGM Especial Feminismo - Parte 3 - a actriz Bia Bouissou foi até à Avenida Paulista para “mandar piropos” a alguns homens, fazendo-os passar pelo assédio geralmente vivido por muitas mulheres.


No final de cada vídeo, o programa divulga a opinião da Profª Dra. Eva Alterman Blaycom mais de 50 anos de estudos sobre feminismo, e da doutoranda Djamila Ribeiro, pensadora contemporânea da posição das mulheres negras e outras facetas dos feminismos. Além disso, conta com pequenas cenas interpretadas pelo Coletivo 2ª Opinião, que invertem, com humor, situações pelas quais passam homens e mulheres.

Vale a pena ver! 

Sem comentários: