sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Felícia Cabrita não é feminista, não precisa dessas muletas!

A jornalista Felícia Cabrita referiu hoje na Assembleia da República, na Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, vejam bem, que não é feminista, que não precisa dessas muletas!

O Sr deputado João Semedo, do Bloco de Esquerda, respondeu-lhe que
o feminismo não é uma muleta, mas sim uma causa que mobilizou milhões de mulheres e homens pelos direitos de igualdade.


Juntamente com um conjunto de colegas e amig@s feministas passámos a tarde a questionar-nos no quão insultuoso é o facto de se comparar os feminismos a uma muleta, ou a uma bengala, como fez Felícia Cabrita, sobretudo quando ela própria, na mesma discussão, se mostrou indignada pelo facto de os homens parecerem não ter memória!


Julgámos que, na tentativa de explicar que tinha sido pressionada, especialmente pelo facto de ser mulher, parece que sentiu a necessidade de fazer tal afirmação! Compreendemos que Felícia Cabrita pudesse estar numa situação de tensão, o que não compreendemos é a ignorância que demonstra, enquanto mulher e jornalista.


Se o/as jornalistas deste país não parecem querer ter um papel central na sociedade, no sentido de caminharmos mais rapidamente para a igualdade e a justiça social, pelo menos que estejam informados/as, limitando-se a passar a informação correcta às pessoas.


Já cumprimentámos o Sr deputado João Semedo, pelo serviço público que prestou hoje ao país, através de e-mail!

Convidamos todas/os as/os feministas a fazerem o mesmo:
joao.semedo@be.parlamento.pt

Aqui fica o
email redigido e enviado pela Sofia Neves:

"Caro deputado João Semedo,

Quero cumprimentá-lo pelo serviço público que prestou hoje ao nosso país, sublinhando de modo inequívoco, em reacção às afirmações que a jornalista Felícia Cabrita proferiu na Assembleia da República, a importância dos feminismos na consagração de direitos fundamentais de mulheres e homens ao longo da história e no presente.
É importante que a visibilização deste legado se faça, como hoje se fez, na Assembleia da República pela voz de quem foi democraticamente eleito por mulheres e homens.
Obrigada por ter sido hoje porta-voz das e dos feministas deste país.
Melhores cumprimentos"

Sem comentários: