terça-feira, 20 de abril de 2010

Mulheres indianas ganham direito de fazer carreira no Exército e de entrar em maior número na Política

EXÉRCITO - Após uma batalha legal que durou 2 anos, as mulheres indianas obtiveram agora o amparo do Tribunal Superior de Deli, que ordenou que o Exército permita que elas participem do serviço militar permanente.

Rekha Palli é a advogada das mulheres oficiais indianas do exército e da Força Aérea que em 2008 recorreram à Justiça para acabar com a discriminação imposta pelo limite de 14 anos do tempo de serviço militar das mulheres.

Os homens têm direito a um serviço permanente que lhes permite deixar a função aos 60 anos com uma reforma. "Era tão humilhante para as mulheres. Elas eram usadas por 5, 10 anos e depois dispensadas sem nenhum benefício", afirmou Rekha Palli.

POLÍTICA - A decisão anterior chegou na mesma semana em que o Senado indiano aprovou a lei que fixa uma quota de 33,3% de mulheres tanto ao nível do parlamento nacional, como ao nível regional.

O Projecto-lei já tinha sido apresentado em 1996, por ocasião do Dia Internacional das Mulheres, mas não foi aprovado. Agora, a lei tem o apoio do Partido do Congresso (no poder) e dos partidos da oposição.

Actualmente, há na câmara baixa do parlamento indiano 59 mulheres, num total de 545 deputados (11%). Com a nova lei, o número de deputadas ascenderá a 181 (33%).

Veja informação mais detalhada, por exemplo, aqui:

http://www.nofemininonegocios.com/India-Conquista-feminina-no-exercito-e-no-parlamento.phtml
http://br.noticias.yahoo.com/s/13032010/40/politica-mulheres-indianas-ganham-direito-carreira.html
http://www.quotaproject.org/uid/countryview.cfm?country=105

Sem comentários: