terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Por que são @s feministas incompreendid@s?!

@s feministas continuam a ser incompreendid@s. Actualmente, são muitas as pessoas que se questionam se o feminismo continua a fazer sentido, uma vez que até já existe igualdade. Pessoalmente, não entendo muito bem esta dúvida, sobretudo quando surge por parte das mulheres, que, certamente, já sentiram na pele algum tipo de discriminação. Parecem mesmo mais insensíveis à causa d@s feministas do que às próprias situações de injustiça que continuam a ocorrer frequentemente em todo o mundo.

Por que será?!

Pergunto-me, por exemplo, o que pensarão estas pessoas ao ver notícias como as duas que assinalo a seguir: uma ocorreu no Sudão (sobre uma agressão brutal por parte de dois polícias a uma mulher na rua) e outra em Portugal (sobre um homem sequestrou e violou a ex-namorada).

Será que que também se riem ao ver a mulher a ser brutalmente açoitada pelo polícia do Sudão, ou ficam angustiadas? Será que pensam que apesar de tudo, as coisas têm evoluído e já não estão assim tão mal? Será que consideram que essa mudança deve ocorrer "naturalmente", com a evolução da natureza?! Etc...

Julgo que esta dúvida estará relacionada com baixa participação cívica que existe, em geral, por parte das pessoas, sobretudo no que diz respeito à mobilização relativamente às questões relacionadas com a desigualdade de género.

Uma coisa é certa: “O feminismo nunca matou ninguém e que o machismo mata todos os dias” (Benoîte Groult) e é fundamental continuar a trabalhar no sentido de acabar com notícias como estas:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1734207

http://www.ionline.pt/conteudo/93623-homem-sequestrou-e-violou-ex-namorada-em-casa


2 comentários:

Ana Rita Dutra dos Santos disse...

Aqui no Brasil, nos últimos 4 anos, 40 mil mulheres foram assassinadas, somos quase 50 % da população e temos somente 9% de representação política, essa semana uma cerveja daqui lançou uma campanha publicitária com a imagem de uma mulher negra seminua, no esteriotipo "brasileira gostosa", com a frase do lado: "é pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra", a curetagem pós aborto clandestino é o segundo procedimento medico mais realizado no pais e por ai vai.. Ainda temos muitas lutas a vencer.

http://antenandocoisas1.blogspot.com/

Maria Helena Santos disse...

Ana Rita, obrigada pela informação.
De facto, ainda há muitas desigualdades e uma enorme violência contra as mulheres ao nível mundial... 40 mil mulheres assassinadas no Brasil nos últimos 4 anos ilustram-no muito bem :o( infelizmente. É por isso que não nos podemos calar.
Esperemos que o ano 2011 já seja melhor, com Dilma Rousseff na presidência!