sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Prémio World Press Photo - uma imagem vale mais do que mil palavras!


De acordo com o Jornal Público de hoje, o" retrato de uma mulher afegã, mutilada no nariz, valeu à repórter sul-africana Jodi Beiber o grande prémio do concurso internacional World Press Photo 2010.

A fotografia, que foi capa da revista “Time” a 1 de Agosto de 2010, revela uma jovem afegã de 18 anos, Bibi Aisha, a quem o marido cortou o nariz e as orelhas por ela ter voltado para a família, depois de o acusar de maus tratos.

Bibi Aisha voltou a fugir do marido que a maltratava diariamente e contou a sua história.

A jovem foi ajudada por uma organização de apoio a mulheres vítimas de violência e enviada para os Estados Unidos, onde mais tarde foi operada, recuperando o seu nariz.

De acordo com o júri, o retrato demonstra a dignidade da jovem afegã perante um caso de violência contra as mulheres, "é uma daquelas fotografias que nos marcam para a vida”, disse David Burnett, presidente do júri do World Press Photo.

Para Ruth Eichhorn, membro do júri, esta fotografia tem uma imagem muito forte. “Passa uma mensagem muito poderosa para o mundo, cerca de 50 por cento da população são mulheres, e muitas delas vivem em condições miseráveis, sofrem uma constante violência”, acrescentou Eichhorn, no site oficial do prémio.

Vince Aletti, também membro do júri, esta fotografia não representa apenas aquela mulher mas todas as mulheres que silenciosamente são maltratadas no mundo. “É uma fotografia completamente diferente, uma fotografia assustadora”, atesta."

Este tipo de acções é fundamental para mostrar o que se passa actualmente no mundo. E, mais uma vez, uma imagem vale mais do que mil palavras!

Sem comentários: