sexta-feira, 29 de abril de 2011
quinta-feira, 28 de abril de 2011
O Controle Social da Imagem das Mulheres nos Média
Este vídeo sobre o género e os Média é muito interessante. Embora os exemplos relatados estejam directamente relacionados com casos do Brasil, também nós reconhecemos muito bem esta realidade:
- Os média vistos como um mecanismo que legitima a ideologia dominante,
- Que mantém e justifica o androcentrismo e a heterossexualidade hegemónica,
- Que desvaloriza as mulheres, sobretudo as mulheres negras,
- Relatam as mulheres não só como consumidoras, mas também como produto.
- Os média não criam o preconceito, porque ele já existe na sociedade, mas reforçam-no.
- A democracia não será plena enquanto não houver um sistema de comunicação realmente democrático,
- Tem de haver um controle social dos média, para que estes adoptem um papel mais activo na mudança do sistema, um sistema mais equitativo, justo e democrático.
terça-feira, 26 de abril de 2011
Potiche - Minha Rica Mulherzinha
Entretanto, por causa de uma greve na fábrica, Robert é obrigado a descansar e passar algum tempo fora, Suzanne assume a liderança da fábrica. Para surpresa de todos/as, esta prova ser uma óptima líder, que com a ajuda do deputado comunista, Maurice Babin (Gérard Depardieu - com quem teve uma relação casual no passado) consegue parar a greve dos/as trabalhadores,as oferecer-lhes melhores condições e reerguer a fábrica.
Contudo, quando Robert regressa, a situação complica-se e este acaba por voltar à direcção da fábrica...mas, por outro lado, Suzanne nunca mais será a mesma ;o)
Fascismo nunca mais, 25 de Abril sempre!

Estive na Avenida da Liberdade e não me fartei de ouvir e dizer "Fascismo nunca mais, 25 de Abril sempre! ..."Fascismo nunca mais, 25 de Abril sempre! ..."Fascismo nunca mais, 25 de Abril sempre!
Por uma LIBERDADE, uma IGUALDADE, uma JUSTIÇA, uma SOLIDARIEDADE, e uma FRATERNIDADE cada vez maiores. Ou seja, por uma DEMOCRACIA cada vez mais plena!
É importante continuarmos a comemorar o 25 de Abril, não só para homenagear os/as resistentes antifascistas e todos/as os/as pessoas que lutaram numa altura de ditadura e de guerra, mas também para passar não deixar esquecer e passar mensagem aos/às mais jovens sobre este importante episódio da história portuguesa...que não podemos deixar que se repita!
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Um óptimo exemplo que nos chega da Tunísia!

Desta vez, foi a vez da Tunísia tomar a iniciativa (sem precedentes no mundo muçulmano) de implementar a paridade entre homens e mulheres nas listas, como pode ver nesta notícia: Túnez opta por la paridad en sus primeras elecciones
terça-feira, 12 de abril de 2011
Desigualdade de género no trabalho não pago!

De acordo com o Jornal Público de hoje, um estudo revelado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) revela que Portugal é dos países onde as mulheres mais trabalham em casa.
De facto, entre os 29 países analisados, o nosso surge como o 4º país onde a desigualdade de género é maior relativamente ao trabalho não pago: os homens trabalham pouco mais do que 1:30 hora por dia; e as mulheres trabalham aproximadamente 4 horas a mais do que eles.
Aparentemente, só na Índia, no México e na Turquia é que a qualidade de vida das mulheres é melhor do que em Portugal... é caso para dizer que ainda nos faltam algumas horas de caminho para a igualdade!
quarta-feira, 6 de abril de 2011
sexta-feira, 1 de abril de 2011
"SAGRES somos nós!". Nós, quem?!
A Sagres tem uma nova campanha publicitária. Apresenta uma música, chamada “Sagres Somos Nós”, interpretada por Tim (dos Xutos & Pontapés), Diogo Dias (Klepht) e Expensive Soul. Como se pode ver no vídeo, integram a campanha também Luís Figo, Soraia Chaves, João Manzarra e Rita Andrade.
Se participaram, julgo que se devem rever neste Portugal. Pessoalmente, não me revejo quase nada, só mesmo no Galo de Barcelos, terra que me viu nascer!
E mais uma vez, fiquei chocada!
Ora vejamos, de acordo com a Revista Meios & Publicidade, esta campanha está a ser encarada pela empresa como uma NOVA ETAPA na sua comunicação... diz que é o culminar de um trabalho de 6 meses, está orçada em 3 milhões de euros!
E o que há de novo?!
Para mim, NADA! Continua direccionada sobretudo aos homens e as mulheres continuam a ser retratadas sobretudo como um objecto de prazer...como sempre!
Agora, que se tem falado tanto de direitos e deveres de cidadania, pergunto:
Quais são mesmo os deveres cívicos dos meios de comunicação!?